quinta-feira, 28 de abril de 2016

Capital no centro do Estado

Cachoeira do Sul começa a despontar novamente como polo regional e esta é uma posição inevitável para a cidade, sendo ela a maior cidade no leito do Rio Jacuí e com uma história de quase 200 anos. É certo que já fomos bem maiores, tanto em extensão territorial como em importância regional para nossos circunvizinhos e para os municípios que surgiram nesta região da bacia hidrográfica do Jacuí e que têm raízes fortes com a Capital Nacional do Arroz.

O centro do Rio Grande do Sul tem três importantes referências regionais, que são, além de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Por isso é importante que a visão das lideranças e das forças vivas da sociedade esteja cada vez mais voltada para a regionalização de ações, como, por exemplo, na defesa de bandeiras que têm forte impacto de desenvolvimento regional. É impossível pensarmos em fazer a defesa de demandas regionais, sem articular e envolver as lideranças dos municípios que fazem parte da nossa região.

Exemplo disso é o que está acontecendo no Comitê Regional da Qualidade de Cachoeira do Sul, que realiza neste ano, pela primeira vez, um evento multiplicador e que deverá atrair empreendedores, lideranças e autoridades de 10 a 15 municípios. Trata-se de um painel com três gestores de alta performance, que comandam organizações e equipes de grande responsabilidade e que, ao mesmo tempo, produzem excelentes resultados. É uma oportunidade de buscar conhecimentos com modelos de sucesso, mas também de promover uma grande integração regional.

O Sindilojas Vale do Jacuí será a sede para este evento no dia três de maio, dentro da programação da sua semana de comemoração dos 67 anos de fundação da entidade, que abriga o Comitê Regional do PGQP, e que abre suas portas para a região. As comunidades regionais vivenciam praticamente as mesmas dificuldades e têm os mesmos anseios, por isso Cachoeira deve ocupar com imposição responsável e integradora sua condição de liderança regional. Apesar das dificuldades, o ambiente é favorável, muitas conquistas estão acontecendo e devem ser consolidadas nos próximos anos, por isso o momento é oportuno para que se reformule o pensamento sobre o nosso futuro.

Capacitação, melhoria organizacional, transparência e responsabilidade são os melhores caminhos para que possamos almejar algo novo e diferente. Buscar a ruptura de paradigmas e de culturas que não permitem com que aconteça a evolução integrada que tanto bem faz para a sociedade. E este encontro de grandes lideranças que acontecerá em Cachoeira do Sul, em menos de um mês, com a presença do diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, do diretor presidente da Super Tratores New Holland de Santa Maria, Paulo de Tarso Costabeber, e mais o superintendente do PGQP, Luiz Ildebrando Pierry, é um portal de conteúdo relevante e de práticas consagradas que só podem nos ajudar a refletir e qualificar nossas decisões, diante dos desafios deste ano.

Artigo publicado originalmente em 7 de abril de 2016 no site ocorreio.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário